quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Eu farei a diferença! E você?

Queridos, quero compartilhar com vocês algo que Deus tem posto em meu coração.

Há, em Guadalupe, uma comunidade muito carente chamada Deus é Vida. Por causa da novela da Globo ela recebeu o apelido de Belíssima e popularmente tornou-se conhecida assim.

Recentemente tive um sonho no qual Deus falava comigo sobre ajudar os moradores dessa comunidade. Mês passado esteve em nossa igreja uma irmã em Cristo que nunca havia nos visto antes. Ela mora em Nova Iguaçu e foi acompanhando um diácono que pregaria na igreja.

Ela não nos conhece e nem sabe de nossos projetos. No final do culto ela disse que nos via levando uma palavra transformadora a uma comunidade muito carente e, à medida que ministrávamos a essas vidas, as casas iam se transformando de barracos em bonitas casas.

Por causa disso comecei a orar ao Senhor para que nos conduzisse nessa difícil tarefa, já que não temos recursos e nem pessoas para abraçar esta causa.

A resposta veio a jato!

Semana passada, a líder da comunidade entrou em contato comigo e marcou uma reunião.

No sábado estive lá e ela me mostrou um espaço que foi disponibilizado para que se iniciasse um projeto social na comunidade e a primeira pessoa que chegou a sua mente foi eu.

Esse espaço é um barraco feito de compensado e restos de obras, como todas as demais casas da comunidade.

Fiquei de preparar um projeto a ser iniciado com a máxima urgência.

Inicialmente realizaremos um trabalho semanal (aos sábados) social/evangelístico que consiste em pregar a Palavra e educar as crianças com brincadeiras, músicas, uma Palavra e um lanchinho no final.

O projeto ainda está em fase embrionária. É o nascimento de uma visão, então ainda está informe, porém já temos dia marcado para iniciá-lo.

Há cerca de 150 famílias e 80 crianças vivendo em condições para lá de precárias. O chão da comunidade é de barro, as casas, como relatado, de restos de madeiras e sem saneamento básico.

As meninas entre 10 e 12 anos, por falta de orientação e sem grandes perspectivas de uma profissão, têm se afundado na prostituição infantil, afim de ganharem míseros 2 ou 3 reais por programa. Antes da prostituição vêm as drogas. Essas crianças são iniciadas nas drogas e ao tornarem-se dependentes acabam se submetendo à prostituição para poderem sustentar seu vício. É triste demais, desumano. Muitas dessas meninas ficam grávidas e pioram ainda mais suas situações.

Há muitos jovens envolvidos no tráfico e completamente afundados nas drogas.

Geralmente os chefes dessas famílias são mães solteiras ou mulheres que vivem com um companheiro que não é o pai das crianças. Seus trabalhos, na maioria, são informais e só conseguem sobreviver por causa dos programas sociais do governo.

Todas a estrutura familiar dessa comunidade em sua plenitude está duramente comprometida e eu, como Igreja de Jesus, preciso fazer alguma coisa. Deus tem me impulsionado a isto.

Como já disse, não sei ainda o que Deus espera de mim, mas, mesmo sem saber, coloco-me à Sua inteira disposição para iniciar esse projeto no dia 24/09 à tarde. Como me disse a Pra. Léa Mendonça:

"Pr Josué, deixe Deus te colocar nas asas do Vento"... Cá estou eu seguindo este conselho e conto com suas orações e apoio nesta árdua tarefa.

Algumas fotos das crianças da Comunidade Belíssima no dia em que realizamos o Natal Solidário:






Nenhum comentário: