quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"I Have a Dream!"

Ontem, 09 de agosto de 2011, completei três anos de ministério pastoral e esta frase, dita pelo Pr Martin Luther King Jr, veio à minha mente com muita intensidade.

O Pastor Matin Luther King foi ativista do Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, uma das maiores influências de seu país.

O sonho que o Pr King teve foi acabar com a segregação e a discriminação racial por meio da desobediência civil e outros meios não-violentos. Sua luta em favor dos direitos civis dos negros norte americanos foi motivada pelo exemplo de Mahatma Gandhi, que sempre lutou contra a discriminação racial sem usar de violência.

Martin Luther King Jr obteve êxito em seu sonho. Sofreu inúmeras ameaças de morte, várias retaliações, mas pode ver a lei de assentos segregados cair nos Estados Unidos, o que deu força ao movimento.

O Pr Martin Luther mudou o curso de seu país porque teve um sonho. Seu sonho era maior do que ele mesmo. Ele desejava ver o povo negro americano vivendo em igualdade com os brancos. Ele foi até as últimas consequências, lutou com todas as forças até ser assassinado aos 39 anos de idade.

Quem sonha é porque tem visão. E visão é "trazer o futuro para o presente, construído sobre o passado"; "é ver o invisível e torná-lo visível"; "é uma ponte de informação do presente para um futuro melhor". Visão, como disse John C. Maxwell, "é uma imagem mental clara de um amanhã melhor, dada por Deus, que move uma pessoa a acreditar que esse amanhã não somente pode se realizar, mas que deve se realizar".

Uma pessoa sem sonho não pode chegar muito longe porque não recebeu uma visão clara do propósito de sua vida. Uma pessoa sem propósito não tem forças suficientes para continuar lutando.

Eu também tenho um sonho. Um sonho de realizar algo significativo, de valor e com excelência para o meu semelhante. Algo que transforme vidas, marque gerações e influencie outros a manterem meu sonho vivo e perpetuado, mesmo após minha morte.

Não quero viver para mim mesmo. Não nasci para isto!


Meu sonho é ter um centro de excelência humana. Um lugar onde pessoas que não tiveram oportunidades na vida, possam crescer e se aperfeiçoar. Um lugar que ofereça apoio a mulheres e crianças vítimas de violência, que dê educação e melhores chances aos jovens e ofereça aos drogaditos uma nova visão de realidade para que não precisem usar nenhum tipo alucinógeno para se sentir aceitos ou amados, que ensine direitos e deveres, que forme um cidadão melhor, consciente dos seus limites, que socorra os mais necessitados e os encaminhe na direção certa. Nesse lugar, sonho com profissionais doando um pouco de seu tempo para tratar do corpo e da mente de tantas pessoas que não têm essa oportunidade. 

E, principalmente, este lugar ofereceria oportunidade de se ter uma excelente saúde espiritual. As pessoas que passassem pelo centro de excelência humana compreenderiam o verdaeiro amor do nosso Senhor Jesus. Em vez de condenação e jugo, receberiam perdão e alívio de cargas. E, depois de serem restauradas, estas pessoas seriam motivadas a ajudar outras que vivem em situações similares. Isto faria com que mais pessoas estivessem engajadas nesse projeto de amor e o levaria a muitos outros lugares.

Hoje, investe-se furtunas para se preservar animais, plantas, culturas, enquanto nossos semelhantes estão jogados nas ruas. Perdemos nossos joovens para as drogas, a prostituição, o mundo do crime, porque nesses grupos eles se sentem aceitos e amados. Parece loucura, mas esses grupos os fazem sonhar com algo melhor do que pais e famílias puderam lhes dar. É muito importante cuidar dos animais e do meio ambiente, mas a obra prima da criação é o ser humano, nosso semelhante. Não adianta preservar o meio ambiente se não mudarmos o homem que nele vive. É preservar para destruir novamente.

Só o Evangelho de Jesus tem o poder de curar e transformar o homem em sua essência. É Ele quem muda o caráter do homem, pois na hora da conversão há a matanoia, ou seja, mudança total de mente. Se uníssemos isto ao cuidado físico e mental das pessoas chegaríamos a patamares de excelência. 

Pode parecer utopia, mas é um sonho que tenho. Nada me traz mais alegria do que ver vidas destruídas psicologica e fisicamente serem transformadas e iniciarem uma nova jornada em direção a um futuro melhor. É, eu tenho um sonho e vou persegui-lo com a ajuda do Senhor Jesus. Ele é o dono de tudo e se esta for Sua vontade para minha vida, moverá céus e terra para que esta obra seja iniciada. Enquanto isso, continuo servindo aos que o Soberano puder em meu caminho.

Pr Josué Praça
Twitter: @PrJosuePraca
E-mail: pr.josuepraca@gmail.com
Tel.: (21) 8621-7581

3 comentários:

Prof. Pedro Henrique Medeiros - Historiador disse...

Caro Pr. Josué Praça, a Paz do Senhor, temos um sonho, chega de tanta besteira falada nos púlpitos de tantas igrejas, chega de "guerras evangélicas", chega de homens que se preocupam mais com seus bolsos do que com o semelhante, vamos lutar, estamos nessa luta por um evangelho genuinamente bíblico.
Parabéns pelo blog. Ficaria grato se você também se tornasse membro do meu blog. (conhecimentoegraca.blogspot.com)

lekinhapasquallet disse...

Meu pastor apesar de lhe conhecer a pouco tempo sei que isso de fato é o seu sonho é a sua busca ... acho que mais do que ninguém o Senhor sabe que tbm tenho este ideia fico Grata ao Senhor por ele ter posto um líder assim na minha vida pois acredito piamente que Deus tem posto os desejos corretos em meu coração e não vou me importar com que as pessoas falam sobre a escolha da minha vida sei que isso é certo acredito que no tempo certo a igreja Antioquia abrirá este lugar belo e nós estaremos lá fazendo que fomos chamados para fazer e mais um vez obrigado por ser meu Pastor : )

Maria Beatriz Versiani disse...

Querido Pr Josué, foi uma honra conhece-lo e poder compartilhar dos seus sonhos tão maravilhosos. Estou certa de que sao sonhos nascidos no oração de Deus, porque Ele se entristece ao ver a nossa miséria no mundo. Quero encoraja-lo a seguir adiante com os seus sonhos. Procure a missionaria Edmeia Willians, um dia ela sonhou com um projeto para crianças no Morro Santa Marta. Há 15 anos este projeto e uma realidade. Chama-se Casa de Maria e Marta, e e lindo sonho de Deus tornado realidade por pessoas que se dispuseram a obedecer. O Senhor lhe abençoe e encoraje, em Nome de Jesus!